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O PODER DO BOM HUMOR: COMO ELEVAR SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL

Descubra como o bom humor pode transformar sua vida pessoal e profissional. Há técnicas e práticas reconhecidas e consagradas para cultivar uma disposição positiva e injetar humor em suas interações diárias. Introdução O bom humor é ingrediente essencial de uma vida mais feliz, seja no plano pessoal, seja no âmbito profissional. Ele torna a pessoa mais simpática e elegíveis para promoções e para inclusão no ambiente social. A psicologia positiva tem demonstrado que, salvo em casos de problemas mais sérios, é possível buscar a melhora do humor conscientemente, com ganhos inegáveis e observáveis na qualidade de vida. A Importância do Bom Humor Melhora as Relações: O bom humor facilita a conexão com outras pessoas, tornando os relacionamentos mais agradáveis e fortalecendo os laços sociais. Abre Portas Profissionais: Pessoas bem-humoradas são vistas como mais colaborativas e positivas, o que pode levar a melhores oportunidades de carreira e promoções. Reduz o Estresse: O riso e o bo...

Desmistificando a Metodologia de Pesquisa: A Chave para o Conhecimento e a Resolução de Problemas

A metodologia de pesquisa é essencial para adquirir conhecimento e resolver problemas. Ela oferece um conjunto estruturado de métodos para obter conhecimento confiável, diferente de opiniões ou crenças. Aplicável em diversas áreas, desde a vida prática até a ciência e a educação, a metodologia nos capacita a tomar decisões informadas e promove o pensamento crítico . Além disso, ela é a base da produção científica. ** Metodologia: O caminho para o conhecimento  A metodologia de pesquisa, frequentemente vista nas universidade como uma disciplina acadêmica árida e complexa, é, na verdade, uma ferramenta crucial para a aquisição de conhecimento e a eficaz resolução de problemas em diversas áreas da vida . Longe de ser um mero formalismo burocrático, ela se revela como um conjunto de ferramentas indispensáveis para navegar pela vasta e, por vezes, confusa paisagem da informação. Em um mundo onde a desinformação prolifera e as decisões precisam ser cada vez mais acertadas, compreender e ...

JOSÉ ANTÔNIO ROSA

Começou sua carreira no jornalismo diário, no início dos anos 1970, passando à área de comunicação empresarial. Entrou na área de gestão, ocupando diferentes cargos, terminando essa etapa como gerente executivo de organização multinacional do setor de serviços (consultoria e treinamento). No final da década de 1980, tornou-se consultor e professor de pós-graduação e fundou uma editora (Editora STS), que esteve ativa por mais de 20 anos. Graduado em Jornalismo pela PUC/Campinas, é mestre em Administração de Empresas pela PUC/SP e doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Serviços Criação e apresentação de cursos  in company,  presenciais ou sistema EAD. Criação e produção de conteúdo - e-books, artigos, pesquisas, metodologias de treinamento. Consultoria de carreira e desenvolvimento pessoal.  Contato consultorjoserosa@gmail.com Youtube Amazon Cursos Contato consultorjoserosa@gmail.com

Que imagem você passa aos outros no trabalho

José Antônio Rosa O que as lideranças pensam sobre você? E os colegas? Como as pessoas avaliam você informalmente? No momento de decisão, por exemplo, aquele em que os chefes estão discutindo promoções, qual imagem sua prevalece? Na verdade, imagem não é tudo, mas é muito importante. Você tem de ser uma pessoa competente e parecer competente. É aí que entram as regras de etiqueta. Pessoas que se preocupam com elas, procuram aprendê-las e aplicá-las tornam-se mais benvindas, mais desejadas em projetos, mais qualificadas para relacionamentos com clientes, parceiros, fornecedores. Logo, tornam-se mais empregáveis e "promovíveis". Muita gente pensa que etiqueta é coisa de pessoas ricas e fúteis. Isso é uma visão tacanha: na verdade etiqueta é respeito às outras pessoas no grupo social e a postura de agir de tal modo a tornar a convivência mais feliz e produtiva. Assim, vale a pena aprender. Eis um curso de etiqueta no trabalho que fala das principais regras e sua aplicação com sa...

O que é carisma?

José Antônio Rosa A palavra carisma originalmente queria dizer dom dado por Deus e também graça, elegância. Hoje carisma quer dizer charme, capacidade de encantar, de seduzir no bom sentido, de conquistar não só as mentes, mas os corações das pessoas. Então, de certa maneira carisma é um dom divino, põe um pouco de divindade na pessoa. O carisma na verdade se manifesta a partir de como a pessoa age. Então, ele pode ser aprendido, porque a pessoa pode aprender os comportamentos que trazem carisma, praticá-los, e convertê-los em hábitos. Qual vai ser o resultado? Mais facilidade de transitar no mundo social e do trabalho, mais aceitação e apoio por parte dos outros, mais inclusão em projetos e oportunidades de valor, mais dádivas vindas de colegas e conhecidos. Enfim, uma vida mais feliz e produtiva. Fiz aqui um curso modesto que mostra os princípios da construção do carisma. São vídeos curtos e diretos, um curso que a pessoa faz rapidamente – e que eu garanto que vai mexer muito com a c...

O que quer dizer "cdf"?

José Antônio Rosa De repente percebi que muita gente mais jovem não sabe o que quer dizer "cdf". Para entender por que isso ocorre fui ver na internet se havia explicação adequada. Surpresa! Não, na internet não há boa explicação fácil e, pior, as explicações existentes estão, na sua maioria, erradas. Lá se diz que cdef é uma pessoa muito inteligente, nerd, ou um "cabeça de ferro", "crânio de ferro". Tudo isso é besteira! Cdf é a sigla de "c* de ferro", ou seja, uma pessoa muito esforçada, disciplinada, comprometida com os estudos ou trabalho, alguém que cumpre seus deveres. Essa gíria já existe, pelo menos, desde os tempos em que eu era adolescente. Quer ver o significado do termo conforme o dicionário? É só procurar em dicionário bom. Por exemplo, vá ver no Michaelis - Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa.  Lá você encontrará: Cê-dê-e-fe (Cdf) - cu de ferro. Aproveito para advertir: nas suas pesquisas tome cuidado, porque há dicionários f...

TESTE - DESCUBRA QUEM VOCÊ É - Resposta

Antes de ler essa resposta, você deve ter feito o teste. Veja-o aqui . Esse teste é uma pegadinha. De fato ele mostra afirmações que são válidas para todas as pessoas a maior parte das vezes. É o que se chama Efeito Forer. As afirmações são adaptadas do exemplo construído pelo psicólogo Bertram R. Forer (1914-2000), que criou o teste para mostrar que as pessoas tendem a aceitar descrições genéricas e vagas sobre si mesmas, sem perceber que as afirmações valem para todos. Esse tipo de afirmação também é chamada de afirmação de Barnum, sentença de Barnum, ou de Efeito Barnum, em referência ao dono de circo e grande marqueteiro showman P.T. Barnum (1810-1891), que usava e abusava desse tipo de linguagem para seduzir as pessoas. Barnum dizia: “Temos alguma coisa para cada um”. E também se atribui a ele (com contestação de seus assessores) a frase: “Ninguém jamais foi à miséria por investir na tolice humana, pois, a cada minuto nasce um idiota”. As sentenças de Barnum formam a base de f...