Pular para o conteúdo principal

Que imagem você passa aos outros no trabalho

José Antônio Rosa

O que as lideranças pensam sobre você? E os colegas? Como as pessoas avaliam você informalmente? No momento de decisão, por exemplo, aquele em que os chefes estão discutindo promoções, qual imagem sua prevalece? Na verdade, imagem não é tudo, mas é muito importante. Você tem de ser uma pessoa competente e parecer competente.

É aí que entram as regras de etiqueta. Pessoas que se preocupam com elas, procuram aprendê-las e aplicá-las tornam-se mais benvindas, mais desejadas em projetos, mais qualificadas para relacionamentos com clientes, parceiros, fornecedores. Logo, tornam-se mais empregáveis e "promovíveis".

Muita gente pensa que etiqueta é coisa de pessoas ricas e fúteis. Isso é uma visão tacanha: na verdade etiqueta é respeito às outras pessoas no grupo social e a postura de agir de tal modo a tornar a convivência mais feliz e produtiva. Assim, vale a pena aprender.

Eis um curso de etiqueta no trabalho que fala das principais regras e sua aplicação com sabedoria. 

O curso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FORTUNA DE POUCOS NO FUTEBOL E NO YOUTUBE

Jogadores de futebol e youtubers ganham milhões, certo? Errado. Essa é uma percepção falsa ou imprecisa. Aplique o Princípio de Pareto e será possível verificar qual é a realidade dos profissionais dessas duas áreas. O Princípio de Pareto indica que, em muitos sistemas, a maioria dos efeitos vem de baixa porcentagem das causas. O princípio decorreu das observações do economista, sociólogo, cientista político italiano Vilfredo Pareto (1848-1923), que notou que uma ínfima minoria das pessoas detinha uma grande proporção das rendas e propriedades na Itália.  1. Futebol Profissional: A Ilusão das Fortunas Milionárias Quando pensamos em jogadores de futebol, nomes como Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar vêm à mente, com seus contratos multimilionários. No entanto, eles são a exceção extrema , não a regra. Número de Jogadores Profissionais: Existem cerca de 130.000 jogadores de futebol profissionais registrados em todo o mundo , de acordo com a FIFPRO (Federação Internacional de Assoc...

Como redigir um press release

Press release ou simplesmente release , uma comunicação em forma jornalística que uma organização, órgão governamental, instituição ou pessoa faz e libera para a mídia. Do inglês: Press - imprensa Release - liberado Criado pelo Pai das Relações Públicas e da Assessoria de Imprensa, Ivy Lee, no início do século, tem de ser elaborado de modo adequado para que atinja sua finalidade, que é conquistar divulgação espontânea, não paga. Aqui, um texto sucinto sobre como redigir um press release. Junta dois resumos de cursos online do consultor: Introdução à Redação Jornalística e Curso Básico de Assessoria de Imprensa. Para fazer download é só clicar abaixo. Download

TESTE - DESCUBRA QUEM VOCÊ É

Eis um teste que pode revelar muito sobre você. Avalie as afirmações abaixo e indique seu grau de concordância com elas, dando pontos de 0 a 10 para cada uma (anote os pontos). Depois, some os pontos e clique em resposta para ver o resultado. Orientação para a pontuação: Se concorda completamente – Entre 9 e 10 pontos Se concorda bastante – Entre 6 e 8 pontos Se fica meio a meio na concordância   -   5 pontos Se Se discorda um pouco – Entre 2 e 4 pontos Se discorda bastante – Entre 0 e 1 ponto Teste Você tem necessidade de que outras pessoas gostem de você e admirem você, mas tende a ser crítico consigo mesmo. Embora você tenha algumas fraquezas de personalidade, geralmente é capaz de compensá-las. Você tem uma capacidade potencial considerável,   que não utilizou em seu proveito. Você mostra firmeza e autocontrole por fora, mas tende a ser preocupado e inseguro por dentro. Às vezes, você tem sérias dúvidas se tomou a decisão certa ou fez a coisa certa. Voc...