Pular para o conteúdo principal

Postagens

JOSÉ ANTÔNIO ROSA

Começou sua carreira no jornalismo diário, no início dos anos 1970, passando à área de comunicação empresarial. Entrou na área de gestão, ocupando diferentes cargos, terminando essa etapa como gerente executivo de organização multinacional do setor de serviços (consultoria e treinamento). No final da década de 1980, tornou-se consultor e professor de pós-graduação e fundou uma editora (Editora STS), que esteve ativa por mais de 20 anos. Graduado em Jornalismo pela PUC/Campinas, é mestre em Administração de Empresas pela PUC/SP e doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Serviços Criação e apresentação de cursos  in company,  presenciais ou sistema EAD. Criação e produção de conteúdo - e-books, artigos, pesquisas, metodologias de treinamento. Consultoria de carreira e desenvolvimento pessoal.  Contato consultorjoserosa@gmail.com Youtube Amazon Cursos Contato consultorjoserosa@gmail.com

Que imagem você passa aos outros no trabalho

José Antônio Rosa O que as lideranças pensam sobre você? E os colegas? Como as pessoas avaliam você informalmente? No momento de decisão, por exemplo, aquele em que os chefes estão discutindo promoções, qual imagem sua prevalece? Na verdade, imagem não é tudo, mas é muito importante. Você tem de ser uma pessoa competente e parecer competente. É aí que entram as regras de etiqueta. Pessoas que se preocupam com elas, procuram aprendê-las e aplicá-las tornam-se mais benvindas, mais desejadas em projetos, mais qualificadas para relacionamentos com clientes, parceiros, fornecedores. Logo, tornam-se mais empregáveis e "promovíveis". Muita gente pensa que etiqueta é coisa de pessoas ricas e fúteis. Isso é uma visão tacanha: na verdade etiqueta é respeito às outras pessoas no grupo social e a postura de agir de tal modo a tornar a convivência mais feliz e produtiva. Assim, vale a pena aprender. Eis um curso de etiqueta no trabalho que fala das principais regras e sua aplicação com sa...

O que é carisma?

José Antônio Rosa A palavra carisma originalmente queria dizer dom dado por Deus e também graça, elegância. Hoje carisma quer dizer charme, capacidade de encantar, de seduzir no bom sentido, de conquistar não só as mentes, mas os corações das pessoas. Então, de certa maneira carisma é um dom divino, põe um pouco de divindade na pessoa. O carisma na verdade se manifesta a partir de como a pessoa age. Então, ele pode ser aprendido, porque a pessoa pode aprender os comportamentos que trazem carisma, praticá-los, e convertê-los em hábitos. Qual vai ser o resultado? Mais facilidade de transitar no mundo social e do trabalho, mais aceitação e apoio por parte dos outros, mais inclusão em projetos e oportunidades de valor, mais dádivas vindas de colegas e conhecidos. Enfim, uma vida mais feliz e produtiva. Fiz aqui um curso modesto que mostra os princípios da construção do carisma. São vídeos curtos e diretos, um curso que a pessoa faz rapidamente – e que eu garanto que vai mexer muito com a c...

O que quer dizer "cdf"?

José Antônio Rosa De repente percebi que muita gente mais jovem não sabe o que quer dizer "cdf". Para entender por que isso ocorre fui ver na internet se havia explicação adequada. Surpresa! Não, na internet não há boa explicação fácil e, pior, as explicações existentes estão, na sua maioria, erradas. Lá se diz que cdef é uma pessoa muito inteligente, nerd, ou um "cabeça de ferro", "crânio de ferro". Tudo isso é besteira! Cdf é a sigla de "c* de ferro", ou seja, uma pessoa muito esforçada, disciplinada, comprometida com os estudos ou trabalho, alguém que cumpre seus deveres. Essa gíria já existe, pelo menos, desde os tempos em que eu era adolescente. Quer ver o significado do termo conforme o dicionário? É só procurar em dicionário bom. Por exemplo, vá ver no Michaelis - Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa.  Lá você encontrará: Cê-dê-e-fe (Cdf) - cu de ferro. Aproveito para advertir: nas suas pesquisas tome cuidado, porque há dicionários f...

TESTE - DESCUBRA QUEM VOCÊ É - Resposta

Antes de ler essa resposta, você deve ter feito o teste. Veja-o aqui . Esse teste é uma pegadinha. De fato ele mostra afirmações que são válidas para todas as pessoas a maior parte das vezes. É o que se chama Efeito Forer. As afirmações são adaptadas do exemplo construído pelo psicólogo Bertram R. Forer (1914-2000), que criou o teste para mostrar que as pessoas tendem a aceitar descrições genéricas e vagas sobre si mesmas, sem perceber que as afirmações valem para todos. Esse tipo de afirmação também é chamada de afirmação de Barnum, sentença de Barnum, ou de Efeito Barnum, em referência ao dono de circo e grande marqueteiro showman P.T. Barnum (1810-1891), que usava e abusava desse tipo de linguagem para seduzir as pessoas. Barnum dizia: “Temos alguma coisa para cada um”. E também se atribui a ele (com contestação de seus assessores) a frase: “Ninguém jamais foi à miséria por investir na tolice humana, pois, a cada minuto nasce um idiota”. As sentenças de Barnum formam a base de f...

TESTE - DESCUBRA QUEM VOCÊ É

Eis um teste que pode revelar muito sobre você. Avalie as afirmações abaixo e indique seu grau de concordância com elas, dando pontos de 0 a 10 para cada uma (anote os pontos). Depois, some os pontos e clique em resposta para ver o resultado. Orientação para a pontuação: Se concorda completamente – Entre 9 e 10 pontos Se concorda bastante – Entre 6 e 8 pontos Se fica meio a meio na concordância   -   5 pontos Se Se discorda um pouco – Entre 2 e 4 pontos Se discorda bastante – Entre 0 e 1 ponto Teste Você tem necessidade de que outras pessoas gostem de você e admirem você, mas tende a ser crítico consigo mesmo. Embora você tenha algumas fraquezas de personalidade, geralmente é capaz de compensá-las. Você tem uma capacidade potencial considerável,   que não utilizou em seu proveito. Você mostra firmeza e autocontrole por fora, mas tende a ser preocupado e inseguro por dentro. Às vezes, você tem sérias dúvidas se tomou a decisão certa ou fez a coisa certa. Voc...

Como redigir um press release

Press release ou simplesmente release , uma comunicação em forma jornalística que uma organização, órgão governamental, instituição ou pessoa faz e libera para a mídia. Do inglês: Press - imprensa Release - liberado Criado pelo Pai das Relações Públicas e da Assessoria de Imprensa, Ivy Lee, no início do século, tem de ser elaborado de modo adequado para que atinja sua finalidade, que é conquistar divulgação espontânea, não paga. Aqui, um texto sucinto sobre como redigir um press release. Junta dois resumos de cursos online do consultor: Introdução à Redação Jornalística e Curso Básico de Assessoria de Imprensa. Para fazer download é só clicar abaixo. Download